sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Elementos básicos do Design para Mídia Exterior

Elementos básicos do Design para Mídia Exterior
Introdução
O design surgiu para ser uma ferramenta de melhoria, para ajudar as empresas a buscar um produto melhor e se destacarem no mercado. O design aliado a novas mídias exteriores resulta num avanço desta comunicação. Ele é uma ferramenta do marketing. O consumidor a todo tempo recebe informações e precisa filtrá-las, absorvê-las. Destacam-se as empresas que conseguem prender a atenção, e conquistar o desejo do consumidor. Uma vez conquistado, ele associará o produto/ serviço a empresa.

Os 7 Elementos Básicos do Design
1) Identificação do produto
A identificação fácil, rápida e clara do produto ou da mensagem é o primeiro passo para uma peça de sucesso.

2) Cores Vivas
O jogo de cores deve ser vibrante, destacando o produto e criando um projeto visual atraente para seduzir o público de passagem.

3) Texto Curto
Procure rapidamente um impacto imediato do público combinando com uma ilustração grande e atraente.

4) Fontes Legíveis
Uma fonte legível é uma obrigação no projeto, mesmo em movimento, o texto deve ser lido facilmente.

5) Layout
As peças devem possuir elementos harmoniosos e fornecer uma única unidade visual proeminente.

6) Ilustrações Grandes
Sempre que possível a peça deve possuir uma única ilustração grande e atraente.

7) Fundo Simples
A cor do fundo em harmonia com as ilustrações torna a mensagem mais eficaz.



Tempo de Visibilidade: Como a visibilidade de peças de mídia exterior é muito curta, já que normalmente estas são vistas a partir de carros em movimento, temos que considerar que estas devem comunicar de maneira quase que instantânea:
  • A arte deve conter o mínimo de elementos, considerando o texto, imagens e logo. Nada de querer incluir muita coisa: o endereço, telefone, site, logo de várias empresas, muitas fotos (não se consegue ler tanta coisa). MENOS É MAIS – simplicidade deve ser a palavra chave nesse caso;
  • Opte por texto curto que garantem sua leitura;
  • Geralmente deve-se optar por uma foto (ou imagem) de grande impactante do que várias e menores; e
  • Melhor não utilizar criações no sense (que é para um público específico e não público de massa) ou demasiado criativas (onde se é necessário um tempo maior para se compreender). Sempre se pergunte: “o leitor entenderá?”
Fontes para ME
  • Utilizar poucas fontes: o ideal é apenas uma fonte e a sua família para os destaques (Ex. Arial Normal, Bold, Itálico) ou, no máximo duas;
  • Não escreva tudo em caixa alta, já que esse recurso só dificulta a leitura; e
  • Não utilize: fontes muito light, condensadas, muito bold, kerning ou rebuscadas (sombras, enfeites ou fontes fantasia) = são difíceis de ler. O melhor é optar por uma fonte de corpo médio e básica.

Cores e Fundos
  • Deve-se utilizar cores contrastantes entre texto e fundo; e
  • Evite efeitos ou texturas em fundos, pois estes distraem os olhos e evitam que a mensagem seja passada rapidamente. Fundos de cores lisas e vibrantes obtêm maior visibilidade.
  • Exemplos de Mídia Exterior:
  • Recursos Especiais:
    • Aplique - trata-se de uma parte que “foge” da área retangular da peça locada. Os apliques podem ser simples (2D – planos) ou em 3D, criando assim peças que “saltam” da mídia;
    • Movimento - pode-se pensar em dar movimento a determinadas partes da peça, com o uso de motor;
    • Efeitos especiais - estes podem ser feitos com fumaça, água, som;
    • Quadros duplos, triplos, etc – possibilidade de locação do outdoor, sendo que estes podem ser locados da forma que estão (duplos, mas separados) ou com junção (ficam parecendo um só); e
    • Projetos especiais - dependendo da mídia locada se pode pedir uma alteração total na mídia, deixando-a de acordo como que você planejou: um painel “caído”, água dentro de um totem, um abrigo de ônibus totalmente ambientado, inclusão de pessoas (atores), criar-se um peça interativa, etc.
    ·         Todo projeto especial tem um custo diferenciado também junto à empresa veiculadora (que geralmente é responsável pela instalação), portanto consulte-a antes de simplesmente criar e mandar produzir.
    · Exemplos de Mídia Exterior com efeitos especiais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:3