Elementos básicos do Design para Mídia Exterior
Introdução
O design surgiu para ser uma ferramenta de melhoria, para ajudar as empresas a buscar um produto melhor e se destacarem no mercado. O design aliado a novas mídias exteriores resulta num avanço desta comunicação. Ele é uma ferramenta do marketing. O consumidor a todo tempo recebe informações e precisa filtrá-las, absorvê-las. Destacam-se as empresas que conseguem prender a atenção, e conquistar o desejo do consumidor. Uma vez conquistado, ele associará o produto/ serviço a empresa.
Os 7 Elementos Básicos do Design
1) Identificação do produtoA identificação fácil, rápida e clara do produto ou da mensagem é o primeiro passo para uma peça de sucesso.
2) Cores Vivas
O jogo de cores deve ser vibrante, destacando o produto e criando um projeto visual atraente para seduzir o público de passagem.
3) Texto Curto
Procure rapidamente um impacto imediato do público combinando com uma ilustração grande e atraente.
4) Fontes Legíveis
Uma fonte legível é uma obrigação no projeto, mesmo em movimento, o texto deve ser lido facilmente.
5) Layout
As peças devem possuir elementos harmoniosos e fornecer uma única unidade visual proeminente.
6) Ilustrações Grandes
Sempre que possível a peça deve possuir uma única ilustração grande e atraente.
7) Fundo Simples
A cor do fundo em harmonia com as ilustrações torna a mensagem mais eficaz.
Tempo de Visibilidade: Como a visibilidade de peças de mídia exterior é muito curta, já que normalmente estas são vistas a partir de carros em movimento, temos que considerar que estas devem comunicar de maneira quase que instantânea:
- A arte deve conter o mínimo de elementos, considerando o texto, imagens e logo. Nada de querer incluir muita coisa: o endereço, telefone, site, logo de várias empresas, muitas fotos (não se consegue ler tanta coisa). MENOS É MAIS – simplicidade deve ser a palavra chave nesse caso;
- Opte por texto curto que garantem sua leitura;
- Geralmente deve-se optar por uma foto (ou imagem) de grande impactante do que várias e menores; e
- Melhor não utilizar criações no sense (que é para um público específico e não público de massa) ou demasiado criativas (onde se é necessário um tempo maior para se compreender). Sempre se pergunte: “o leitor entenderá?”
Fontes para ME
- Utilizar poucas fontes: o ideal é apenas uma fonte e a sua família para os destaques (Ex. Arial Normal, Bold, Itálico) ou, no máximo duas;
- Não escreva tudo em caixa alta, já que esse recurso só dificulta a leitura; e
- Não utilize: fontes muito light, condensadas, muito bold, kerning ou rebuscadas (sombras, enfeites ou fontes fantasia) = são difíceis de ler. O melhor é optar por uma fonte de corpo médio e básica.
Cores e Fundos
- Deve-se utilizar cores contrastantes entre texto e fundo; e
- Evite efeitos ou texturas em fundos, pois estes distraem os olhos e evitam que a mensagem seja passada rapidamente. Fundos de cores lisas e vibrantes obtêm maior visibilidade.
- Exemplos de Mídia Exterior: Recursos Especiais:
- Aplique - trata-se de uma parte que “foge” da área retangular da peça locada. Os apliques podem ser simples (2D – planos) ou em 3D, criando assim peças que “saltam” da mídia;
- Movimento - pode-se pensar em dar movimento a determinadas partes da peça, com o uso de motor;
- Efeitos especiais - estes podem ser feitos com fumaça, água, som;
- Quadros duplos, triplos, etc – possibilidade de locação do outdoor, sendo que estes podem ser locados da forma que estão (duplos, mas separados) ou com junção (ficam parecendo um só); e
- Projetos especiais - dependendo da mídia locada se pode pedir uma alteração total na mídia, deixando-a de acordo como que você planejou: um painel “caído”, água dentro de um totem, um abrigo de ônibus totalmente ambientado, inclusão de pessoas (atores), criar-se um peça interativa, etc.
· Todo projeto especial tem um custo diferenciado também junto à empresa veiculadora (que geralmente é responsável pela instalação), portanto consulte-a antes de simplesmente criar e mandar produzir.
· Exemplos de Mídia Exterior com efeitos especiais:
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